Junho Vermelho: UPA Estadual de Feira de Santana alerta para necessidade urgente de doações de sangue

Date:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana, sob a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), lançou a campanha Junho Vermelho com um evento nesta sexta-feira, dia 14, para destacar a urgência das doações de sangue. A ação visa conscientizar a população sobre a importância desse gesto altruísta, especialmente devido ao aumento de casos de dengue e o incremento de acidentes de trânsito durante o período junino.

Feira de Santana, o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste, enfrenta um desafio duplo neste mês de junho.

Com a chegada das festas juninas, o fluxo de veículos nas estradas da região aumenta significativamente, elevando o risco de acidentes e, consequentemente, a demanda por sangue. Ao mesmo tempo, a cidade enfrenta um surto de dengue, que sobrecarrega o sistema de saúde e intensifica a necessidade de transfusões sanguíneas.

O biomédico Wallace Ribeiro, da UPA Estadual, enfatiza a importância dessa ação.

Foto: Ascom UPA

“A doação de sangue é importante durante todo o ano, a UPA além de ser uma beneficiária dessa ação, também tem a obrigação, o dever de estar proporcionando esse momento de conscientização para a doação. A gente está vivendo um momento que é o da Dengue, que sobrecarrega um pouco mais o sistema e a proximidade dos festejos juninos. Essas situações aumentam a demanda por sangue, que literalmente salva vidas”, afirma Wallace.

Foto: Ascom UPA

A enfermeira Andrea Sobral, da agência transfusional do Hospital Geral Clériston Andrade, reforça a urgência da campanha. “Os estoques de sangue estão críticos, especialmente porque, no período frio, as doações diminuem. Ações como a Campanha Junho Vermelho são fundamentais para motivar as pessoas a doarem sangue. Precisamos garantir que tenhamos sangue suficiente para atender a todas as emergências”, destaca Andrea.

Foto: Ascom UPA

Durante o evento, a equipe da UPA montou uma sala de espera informativa na recepção, onde foram discutidos os critérios para doação de sangue e esclarecidas dúvidas da comunidade. Foram distribuídos folders informativos, o que criou um ambiente temático que atraiu a atenção dos presentes para que se mobilizem e contribuam com a doação de sangue, um gesto simples que pode salvar inúmeras vidas.

Fonte: ASCOM/UPA Estadual de Feira de Santana

Compartilhe

Popular

Veja mais
Casos de Polícia

OAB Feira e Comissão de Diversidade Sexual e Gênero comemoram derrubada de projeto sobre a comunidade LGBTQIAPN+

Vitória. Assim define Lucas Arteaga, presidente da Comissão de...

Homem é preso por manter companheira em cárcere privado com simulacro de arma em Feira de Santana

Na tarde desta quarta-feira (16), uma guarnição da 65ª...

Presidentes da OAB Feira e da Comissão dos Juizados da OAB Bahia se reúnem com Corregedoria do Interior

Apresentar os desafios enfrentados nos Juizados Especiais das comarcas...