
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) completou 200 anos de história e serviço à sociedade baiana. A comemoração ocorreu na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades, familiares e a comunidade em geral.

O governador destacou a importância da PMBA na manutenção da ordem e segurança pública ao longo da história, ressaltando a confiança que o povo da Bahia tem na instituição. Já o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, declarou que o desafio futuro da PM é levar segurança ao cidadão e acolher em qualquer situação que seja necessário.

A PMBA foi criada oficialmente em fevereiro de 1825, com o nome de Corpo de Polícia, e passou por transformações significativas ao longo da história. A corporação se tornou referência em vários aspectos de atuação, desde a proteção ao patrimônio público até o trabalho de policiamento ostensivo e repressivo nas ruas.

Durante o evento, foram entregues medalhas comemorativas a personalidades civis e militares pelas ações a favor da instituição. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, foi uma das condecoradas, e considerou uma honra ser agraciada por uma instituição bicentenária.

Portal: Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho e Messias Teles e ascom PMBA.