Faleceu nesta segunda-feira (21/04), aos 88 anos, o Papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica. Ele morreu em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano.

O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell:
“Caros irmãos e irmãs, é com profundo pesar que comunico a morte de Sua Santidade, o Papa Francisco. Às 7h35 da manhã (horário local; 2h35 em Brasília), o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada a servir a Deus e à Sua Igreja.”
O cardeal acrescentou:
“Ele nos ensinou a viver os valores das Escrituras com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”
O Papa havia sido internado entre 14 de fevereiro e 23 de março no Hospital Gemelli, em Roma, após apresentar dificuldades respiratórias por vários dias.
Sucessor de Bento XVI — o primeiro papa a renunciar em quase seis séculos — Francisco liderou a Igreja Católica por 12 anos, marcados por um papado voltado à simplicidade, ao diálogo inter-religioso e à justiça social.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1936. Tornou-se padre aos 32 anos, foi nomeado arcebispo da capital argentina e, em 2013, foi eleito papa aos 76 anos, adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
Portal: Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho e Messias Teles.