Micareta de Feira 2025: mais de 2,5 toneladas de recicláveis são coletadas nos dois primeiros dias de festa

Date:

A Micareta de Feira de Santana 2025 começou com números expressivos para o projeto Micareta Sustentável e Solidária. Nos dois primeiros dias do evento, mais de 2,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas, com destaque para alumínio, garrafas PET e plásticos em geral.

Foto: Ascom

A iniciativa, que promove a inclusão socioeconômica de catadores e catadoras e garante a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos gerados durante a folia, chega ao segundo ano consecutivo no circuito da festa.

“É muito gratificante ver os catadores e catadoras atuando com dignidade, utilizando fardamento e equipamentos de proteção, sendo reconhecidos como verdadeiros agentes ambientais. Nosso objetivo é ampliar ainda mais os resultados este ano e reforçar junto à população que reciclar também é um ato de cidadania”, destacou Cristiane Lopes, coordenadora da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), uma das entidades responsáveis pela ação.

Foto: Ascom

O projeto é realizado pelo CAMA, em parceria com a Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (ARTEMARES), a Associação Rede Solidária de Desenvolvimento Integral (Redesol) e a Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (Coobafs), todos integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA). A ação conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além da empresa Sustentare, da Prefeitura de Feira de Santana e do Ministério Público do Trabalho.

Este ano, o projeto opera com duas centrais de coleta instaladas ao longo do circuito e reúne cerca de 200 catadores e catadoras, sendo 50 cooperados e 150 autônomos. Todos estão equipados com kits de proteção individual, fardamento e mochilas ecológicas produzidas a partir de material reciclado.

Para Jailton Santos, presidente da ARTEMARES, o balanço inicial é positivo, mas há cautela. “Esperamos superar os resultados do ano passado. No entanto, com o tempo chuvoso, existe a preocupação de que o volume de materiais arrecadados possa diminuir nos próximos dias”, avaliou.

Foto: Ascom

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Cristiane Melo

Informações: Casos de Polícia FSA / Sotero Filho e Messias Teles

Compartilhe

Popular

Veja mais
Casos de Polícia

Morador de Serra Preta é executado a tiros durante a madrugada

Antonio Mathias dos Santos Freitas, de 52 anos, foi...

Jovem é assassinado a tiros às margens da BR-116 Sul, em Santo Estêvão

Daniel dos Santos Moura, de 21 anos, foi morto...

Vendedor de lanches morre atropelado enquanto trabalhava em Feira de Santana

Um trágico acidente vitimou um trabalhador na manhã desta...
error: