A ação integrada das Forças Estaduais de Segurança Pública durante o Dia D da Operação Caminhos Seguros, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou na prisão de 14 suspeitos de crimes graves, como estupro, estupro de vulnerável e exploração sexual de crianças e adolescentes. As prisões ocorreram em Salvador e nas cidades de Lauro de Freitas, Anagé, Jequié, Maraú, Bom Jesus da Serra e Juazeiro.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca). Em Salvador, mais de 50 policiais civis, com o apoio de unidades especializadas do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMVC), participaram da operação.
Além disso, guarnições da Polícia Militar realizaram patrulhamento ostensivo em diversos pontos da capital baiana e em municípios do interior do estado. O Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros também contribuíram com equipes de prontidão.
A Operação Caminhos Seguros integra uma mobilização nacional com a participação das forças de segurança de todas as unidades federativas e seguirá até o dia 30 de maio.

CICC Ativado
Durante o Dia D, a Secretaria da Segurança Pública ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que apoiou o gerenciamento das equipes nas ruas e colaborou com o uso das câmeras de videomonitoramento. O CICC contou com a participação de representantes das Polícias Civil, Militar, Técnica, além do Corpo de Bombeiros e das Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e de Prevenção à Violência (SPREV).
A operação tem como objetivo intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo a proteção e a conscientização da sociedade sobre este grave problema.
Portal: Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho e Ascom SSPBA.