“Porque a Bahia… a Bahia é o mundo!” A frase da presidente da OAB Seccional Bahia, Daniela Borges, resume a importância do anúncio feito recentemente: Salvador será a cidade anfitriã da 25ª Conferência Nacional da Advocacia, o maior congresso jurídico do Brasil e um dos maiores do mundo, marcado para 2026.
A OAB Subseção Feira de Santana, por meio da sua presidente Lorena Peixoto, celebrou com “alegria e honra essa conquista histórica, fruto da força e da união da advocacia baiana”. A escolha de Salvador foi oficializada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, durante sessão do Conselho Pleno na semana passada, com a presença da presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, e do vice-presidente Hermes Hilarião — lideranças que vêm consolidando um trabalho de destaque e reconhecimento nacional para a advocacia baiana.
Para Daniela Borges e Lorena Peixoto, a decisão de sediar o evento na capital baiana reforça “a relevância e o protagonismo da advocacia da Bahia no cenário nacional”. Esse êxito também contou com o apoio das seccionais de Santa Catarina, Paraíba e Piauí, que retiraram suas candidaturas em favor da proposta apresentada pela Bahia. “Seguimos firmes, avançando, cuidando, inovando e transformando”, destacou Daniela Borges.
A Conferência Nacional da Advocacia é um evento bienal (normalmente realizado a cada três anos) que reúne profissionais do Direito de todo o país, incluindo advogados, estudantes, estagiários, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação é extensa, composta por dezenas de painéis temáticos e geralmente duas conferências magnas, com cerca de 400 palestrantes nacionais e internacionais.
A edição de 2024 aconteceu em Belo Horizonte (MG) com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. O tema e a data oficial para o evento de 2026 ainda serão divulgados pela OAB Nacional, mas a expectativa é de que o encontro em Salvador seja ainda maior e mais impactante, consolidando a Bahia como um importante polo jurídico e cultural no Brasil.
Fonte: Ascom OAB
Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho e Messias Teles.