A Polícia Civil do Estado da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Cruz das Almas e do CATTI/Leste, em conjunto com uma equipe do PETO da 27ª CIPM, realizou a Operação Eixo Leste, cumprindo mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de dois homens em Cruz das Almas.
Foi preso B. J. R. S. J., de 45 anos, contra quem havia dois mandados de prisão preventiva em aberto. Ele é investigado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, com atuação em Salvador e municípios da Região Metropolitana, como Mata de São João, Catu e Camaçari. B. J. R. S. J. estava foragido há alguns meses e havia se refugiado na localidade conhecida como “Boca da Mata”, em Cruz das Almas, onde passou a integrar e gerenciar a produção e armazenamento de entorpecentes para a organização criminosa Bonde do Maluco (BDM).
De acordo com as investigações da Polícia Civil, o suspeito atuava como vendedor de drogas e gerente financeiro da quadrilha, sendo responsável pela lavagem de dinheiro e ocultação de bens da organização, ocupando papel de destaque operacional dentro do grupo.
Na mesma operação, foi preso também o nacional P.B.M., de 40 anos, residente em Cruz das Almas.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais identificaram que a residência utilizada pelos suspeitos funcionava como um laboratório para refino de drogas ilícitas, principalmente cocaína. No local foram apreendidas grandes quantidades de uma substância branca, possivelmente cocaína, além de materiais usados na preparação e embalagem das drogas, como liquidificadores, balanças de precisão, máscaras, luvas, embalagens e analgésicos. Também foram encontradas porções de substância esverdeada, aparentemente maconha, prontas para comercialização.

Segundo as autoridades, o entorpecente apreendido seria distribuído durante os festejos juninos em Cruz das Almas e região, período em que a movimentação aumenta e o consumo de drogas costuma crescer.
Os dois suspeitos, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na Delegacia Territorial de Cruz das Almas, onde permanecem presos em flagrante, além de responderem aos mandados de prisão preventiva, à disposição da Justiça Criminal.
Essa operação representa um importante golpe contra a estrutura do Bonde do Maluco (BDM), organização criminosa responsável por tráfico de drogas e outros crimes violentos não apenas em Cruz das Almas, mas em todo o estado da Bahia.
Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho/Messias Teles e Ascom PC.