Na manhã desta sexta-feira (6), policiais da Delegacia Territorial de Cruz das Almas cumpriram mandado de prisão preventiva contra J.P.X., 41 anos, acusado de tentativa de feminicídio. O homem estava foragido há mais de cinco meses, desde o momento em que teria cometido o crime.
Segundo as investigações da DT de Cruz das Almas, o acusado atropelou a ex-namorada propositalmente, por não aceitar o fim do relacionamento. A vítima foi atingida nas costas pelo veículo Siena conduzido por J.P.X. enquanto atravessava a faixa de pedestres. Após o impacto inicial, o suspeito teria passado novamente sobre as pernas da vítima, já caída no chão, dando marcha ré com o carro, e fugiu em seguida, acreditando que ela estivesse morta.
A equipe de investigação do SI de Cruz das Almas realizou minuciosa análise de imagens captadas por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e residências próximas ao local do crime. Após o cruzamento das provas e parecer do delegado responsável, o caso foi classificado como tentativa de feminicídio, e representado judicialmente para a decretação da prisão preventiva, que foi deferida pelo juiz criminal da comarca.
Ciente da iminente prisão, o acusado fugiu e permaneceu foragido até esta sexta-feira, quando foi finalmente capturado pela polícia.
O feminicídio, crime previsto no Código Penal brasileiro, possui pena base de 20 a 40 anos de reclusão, a mais severa da legislação penal. No caso de tentativa, a pena pode ser reduzida pela metade, porém, pode ser aumentada em razão de qualificadoras — como motivo torpe e a vulnerabilidade da vítima —, circunstâncias presentes neste caso, já que o crime foi cometido contra uma mulher que se encontrava atravessando na faixa de pedestres, sem possibilidade de defesa.
J.P.X. está atualmente recolhido na carceragem da Delegacia de Cruz das Almas, à disposição da Justiça Criminal, que dará prosseguimento ao processo.
Casos de Polícia FSA, informações Sotero Filho/ Messias Teles e PC.