Por volta das 21h30 desta quinta-feira (3), a Polícia Militar foi acionada após moradores denunciarem a presença do corpo de uma mulher dentro de uma residência localizada na Rua Caixa D’Água, no centro do município de Rafael Jambeiro.

No local, os policiais confirmaram a morte de Maria José Costa de Almeida, de 67 anos. Segundo informações obtidas pela reportagem do site Casos de Polícia FSA, junto às autoridades, a idosa foi encontrada caída no interior da casa onde vivia.
Inicialmente, foi solicitada a presença de uma funerária para remoção do corpo até o Hospital Municipal de Rafael Jambeiro. No entanto, o médico plantonista recusou-se a atestar o óbito, alegando a necessidade de apuração detalhada das circunstâncias da morte. Diante disso, a Polícia Civil foi acionada para conduzir a investigação.
Familiares relataram à polícia que Maria José vivia em condições de cárcere privado, situação que já havia sido registrada anteriormente em boletim de ocorrência. Ainda não se sabe se a causa da morte tem relação com possíveis maus-tratos, negligência ou abandono.
O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser submetido a exames de necropsia, que irão apontar a causa exata do falecimento. A Delegacia Territorial de Rafael Jambeiro ficará responsável pela investigação do caso, que, por enquanto, é tratado como morte suspeita.

A Polícia Civil apura ainda quem teria sido responsável por manter a idosa em situação de privação de liberdade e se houve omissão de socorro.
Reportagem Sotero Filho e Messias Teles – Casos de Polícia FSA